Escritores que ganharam o Prêmio Nobel de Literatura.
1934: Luigi Pirandello (1867-1936): Um dos maiores dramaturgos no cenário mundial, renovador do teatro com muito humor e originalidade, Pirandello nasceu em Agrigento, na Sicília, vindo de uma família tradicional e abastada. Seus pais, que participaram ativamente da luta pela unificação da Itália (Il Risorgimento), enfrentaram um forte desapontamento com a nova realidade do país, sensação essa que foi transmitida aos filhos. Pirandello recebeu a educação primária em casa, ficando fascinado pelas fábulas e lendas que a velha criada lhe contava, tanto assim que escreveu sua primeira peça aos 12 anos de idade. Após concluir o ensino médio em Palermo, capital da Sicília, resolveu estudar Letras na mesma cidade, tendo defendido uma dissertação sobre o dialeto da região de Agrigento. A partir daí ele começou a escrever contos e artigos diversos para publicações em jornais. Em 1904 concluiu o célebre romance “O falecido Mattia Pascal” (Il fu Mattia Pascal), evidenciando um domínio completo da escrita e criando um enredo apaixonante, os quais levaram a obra a ter um sucesso imediato. No ano seguinte ela já era traduzida para o alemão e, em seguida, para dezenas de idiomas. Durante a Primeira Guerra Mundial, já casado, seu filho mais velho se apresentou como voluntário e a esposa foi internada em um sanatório devido aos seus graves problemas mentais. Em 1921 foi finalizada uma das peças teatrais mais conhecidas em todo o mundo “Seis personagens à procura de um autor” (Sei personaggi in cerca d’autore), aclamada por Oswald de Andrade quando a assistiu em Paris. No entanto, a estreia em Roma foi um absoluto fracasso, com vaias intensas da plateia, forçando Pirandello a escapar por uma saída lateral da casa de espetáculos. A peça, que consiste em uma dissecação filosófica da arte do teatro, teve, posteriormente um retumbante sucesso em grande parte do planeta. Em um Post futuro mostraremos como diversas obras-primas foram rechaçadas nos seus anos de estreia.
Com a ajuda de Mussolini, de quem era bastante próximo, Pirandello tornou-se proprietário do Teatro d’Arte de Roma. Em 1927 essa companhia de teatro fez uma turnê mundial, chegando até o Brasil, onde Pirandello e o grupo ficaram por 20 dias. Já como um autor consagrado no meio artístico, ele recebe o Nobel de Literatura em 1934, aos 67 anos. A indicação do seu nome foi feita pelo compatriota Guglielmo Marconi, renomado físico, inventor do telégrafo sem fio (embora haja controvérsias) e laureado com o Nobel de Física em 1909 (com apenas 35 anos). Naquela época os ganhadores do prêmio podiam sugerir à Academia Sueca nomes para as diversas premiações. Pirandello era amigo de Albert Einstein (1879-1955) e um grande admirador de Charles Chaplin (1889-1977), para ele “o maior gênio criador do mundo.” Por ocasião da campanha Coleta de Ouro, organizada por Mussolini na arrecadação de recursos para a guerra, Pirandello doou a medalha de ouro recebida em Estocolmo das mãos do Rei da Suécia (pois é, cada um com as suas convicções). Do conjunto de suas obras, cerca de 30 foram levadas ao cinema, algo jamais acontecido com nenhum outro escritor. Pirandello morreu sozinho em casa, aos 67 anos, vítima de pneumonia.
Figuras de linguagem
Solecismo: Qualquer tipo de desvio contra a linguagem.
- De concordância: houveram muitas reclamações; acabou as aulas; quem fez isso não foi eu;
- De regência: obedeça o chefe; assisti um filme; não lhe conheço;
- De conjugação: se ele me ver;
- De colocação: tinha ausentado-me; verei-te amanhã.
Enquanto na enálage (v. Post 11) os cochilos gramaticais são suaves e plenamente perdoáveis, aqui no solecismo não, chegam a doer nos ouvidos.
Não confundam:
Ao invés de (ao contrário de): Ao invés de chegar cedo, chegou tarde;
Em vez de (em lugar de): Em vez de estudar, foi ao cinema.
Frase para sobremesa: Vamos continuar a homenagem a Pirandello: Vocês sabem o que significa amar a humanidade? Significa apenas isto: estar satisfeito consigo mesmo. Quando alguém está satisfeito consigo mesmo, ama a humanidade.
Até a próxima!